Oncologia-urológica

 
 
 

Oncologia urológica

 

 
Actualmente a o exercicio da Medicina nesta área baseia-se em protocolos internacionais com forte evidência científica, no entanto o fator EXPERIÊNCIA maximiza os resultados.

Fruto da nossa formação e serviço prestado no IPO-Porto (maior Centro oncológico em Portugal) lidamos todos os dias com patologias onco-urológicas, das mais frequentes às mais raras.
 
 
 
 

Cancro da próstata

 
 
Trata-se do tumor mais frequente no sexo masculino, nos paises ocidentais. Na fase inicial não dá qualquer sintoma.

A "vulgarização" do PSA (marcador específico da glandula prostática) veio permitir detetar a maioria dos casos em fases muito precoces e passíveis de tratamento curativo, não obstante, o diagnóstico faz-se sempre por biópsia.

Existem diversas modalidades de tratamento do cancro da próstata localizado desde a cirurgia, clássica ou minimamente invasiva (laparoscopia), até à radioterapia externa ou interna (braquiterapia). A escolha terapêutica deve ter em linha de conta fatores da doença bem como do doente.

Mais informações em http://www.prostatafocal.com
 
 
 
 

Cancro do rim e bexiga

 
  • Mais de metade dos casos de tumores renais são detetados em exames feitos para queixas não relacionadas. Hoje em dia a Cirurgia minimamente invasiva (laparoscopia) é possível na grande maioria dos doentes e permite um pós-operatório significativamente mais curto e com muito menos dor.
  • Os tumores vesicais estão muitas vezes relacionados com fumo de tabaco. Manifestam-se por aparecimento de sangue na urina. A primeira abordagem para diagnóstico e tratamento consiste sempre numa cirurgia endoscópica (sem cortes na pele, pela via urinária)
 
 
 

Cancro do testículo e pénis

 
  • Embora pouco frequente, o tumor do testículo é o tumor maligno mais frequente no adulto jovem. O tratamento é sempre multidisciplinar de qualquer modo necessita sempre de uma abordagem cirúrgica inicial.
  • O cancro do pénis é raro em Portugal, a abordagem deve ser sempre em Centro Oncológico especializado para maximizar resultados de cura.